Queremos mais!

Queremos mais!
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. (Fernando Pessoa)

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Situação

Gente, nosso sonho de ir embora do Brasil partiu de uma conversa com um amigo em uma mesa de bar no início de 2011, ele tinha acabado de chegar de uma palestra com os agentes de imigração aqui em Recife, e estava radiante. Me contou tudo certinho como se fosse o próprio agente, eu fiquei muito empolgado, porém como as coisas não eram favoráveis para mim eu não pude iniciar o processo. O tempo passou, e passou, e cá estou eu, numa tarde de domingo deitado com meu filho que indagou: "Papai por que a gente não foi para Canadá ainda? Lembra que o Senhor e a Mamãe falaram que iríamos um dia?" De fato ele tinha razão, eu disse a eles que um dia iríamos para Quebec e não puderíamos naquela época, mas e agora? Sim agora era a época do sim!

Mudanças

Então comecei a pensar, levantar dados, estudar as possibilidades, enfim, fazer o mínimo que qualquer ser que pense em mudar "um pouco" a sua vida poderia fazer. Foi aí que começou um pouco a desmotivação, entrei no site oficial de imigração e descobrir alguns pontos que tinham mudado, que me deixou no mínimo um pouco aflito, mas vamos ao que mudou:

- Nível de conhecimento de Francês passou para intermediário-avançado;
- Escritório de imigração passou de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, para apenas México. Isso mesmo, todos que planejamos emigrar temos que tratar tudo da etapa provincial com o escritório mexicano;
- Quantidade de dossiês recebidos pelo escritório geral foi reduzido de 20.000 para apenas 6.500 dossiês por ano. Isso significa que se for mantido a média de recebimento de dossiê por mês, esse número será atingido em pouco mais de cinco meses, quer dizer, a contagem pra eles começou no dia 01 de abril de 2014, então até setembro, outubro e os mais positivos calculam até novembro para os 6.500 serem alcançados, eu estou nesse grupo que espera que seja até novembro.

Planejamento

Portanto realmente tenho que fazer as coisas com muita rapidez pois o prazo será muito curto, o que eu tenho que fazer para entrar no processo ainda esse ano:

- Estudar francês
- Reunir e traduzir os documentos
- Realizar o teste do TCFQ e obter a nota B2.
- Enviar a solicitação



Ações

O que estamos fazendo para que esse "milagre" aconteça? Já estou estudando francês (todos os dias). E já reunimos 80% dos documentos. Farei minha inscrição na prova do TCFQ agora em maio, para realizar as provas em agosto. Recebo a nota em setembro

Por que a pressa?

Muitos estão falando que ano que vem o processo de imigração mudará por completo, e a partir de abril de 2015 o sistema fique semelhante ao da Austrália e da Nova Zelândia, onde o aplicante terá que está dentro do quadro de vagas disponíveis para poder ser chamado. A vantagem disso que o tempo de processo poderá ser reduzido de 36 para apenas 6 meses. Mas reduz bastante as chances de entrada.

Chances reais

Nossa família realmente tem um bom perfil para emigrar, existe uma tabela de pontos que são eliminatórios para o processo, e pontuamos 65-67 com o teste de francês, mas sem os seis pontos que poderemos ganhar na entrevista final, ou seja, poderemos fazer de 65 a 73 pontos dos 63 exigidos. Portanto, existe sim a oportunidade, basta apenas nos dedicarmos ao máximo nesse processo. Espero um dia realizar nosso tão almejado objetivo.

Até mais!

4 comentários:

  1. Excelente amigo Júlio! Muito esclarecedor.
    Estarei acompanhando.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Júlio. Sabe que estou na torcida e espero também poder começar o meu processo em breve. Estarei acompanhando também.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Filipe, j'espère qui nous pouvons aller.

    ResponderExcluir