Queremos mais!

Queremos mais!
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. (Fernando Pessoa)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

À compter du début

Quando tomamos a decisão de ir embora, sair do país, deixar pra trás tudo que construímos, é algo no mínimo assustador, isso para aqueles que como eu não tem uma mochila nas costas como forma de vida. Então foi assim comigo, e acredito que seja assim com você que também não tem aquela mochila, no meu caso foi um turbilhão de informação que eu juntei e continuo juntando para começar o processo.


Encontrei muita informação nos blogs por ai a fora, nos sites de intermediários e na página oficial da imigração. Porém como as coisas tendem a ficar mais acessíveis, mais ágeis, ops já foi, tentarei reunir aqui as informações básicas para cada ponto que precisamos saber para começar a planejar imigração. As informações a seguir está baseado no padrão de minha família, Eu, minha mulher, meus dois filhos e meus dois cães.


Moradia

Quando estiver com o visto em mãos é bom já ter um contrato de aluguel pelo menos de um mês para você ficar alojado na chegada. Hotéis são caros e para você que também tem cachorro poderá encontrar dificuldades durante a chegada. Portanto nesses link você poderá realizar cotação, filtrar casas por tamanho, e se lá são aceitos seus filhos de quatro patas. É importante que você além do filtro leia o anunciado, pois várias casas citam que aceitam animais de estimação, mas quando observamos o anuncio por completo, descobrimos que "cães" não são aceitos.




Carros, empregos e casas

Bom já pesquisei também sobre carros e empregos, nesse site a seguir tem uma espécie de variedades de anúncios seja de carros, empregos e casas também. No caso dos carros, são usados. Li em outro blog que é recomendado a compra de um carro usado com menos de dez anos. Aqui no Brasil pagaríamos uns treze a quatorze mil reais por um carro de dez anos de idade, lá pagaremos um pouco menos, um carro nessas condições sai por uns quatro a cinco mil dólares canadenses. Os empregos desse site é interessante para quem já esteja lá, pois a maioria são de empresas menores que necessitam de profissionais pra ontem.



Animais

Esse é um assunto crítico, temos um casal de Pastores Alemães, daí você já percebe que é impossível levá-los como bagagem de mão, meus bebês não caberiam nem na cozinha do avião. Portanto teremos que desembolsar um valor considerável, porém valor que torna-se singelo diante do valor dos nossos filhos que latem. Para o meu caso terei que passar por todo um processo antes do embarque, teremos que levá-los ao seu (deles) veterinário com até três dias antes da viagem, para o que o mesmo ateste que eles estão saudáveis e livres de infestações parasitárias. Depois no dia da viagem temos que chegar ao aeroporto bem antes do horário do voo para realizar o processo de "despacho" dessas malinhas. O veterinário do ministério da agricultura fará uma nova análise, irá conferir a carteira de vacinação, que deverá está em dia, e depois fazer a liberação. Pronto resolvido? Que nada essa é a primeira parte do processo, pois somos de Recife e a companhia aérea que faz o voo Brasil-Canadá, parte de São Paulo, portanto teremos que levá-los do Recife a São Paulo como excesso de bagagem, quando chegarmos em Sampa a empresa contratada para o transporte fará do o restante do procedimento, a empresa que eu encontrei melhores serviços e atenção inicial foi a Sysbrac, entrei contato com eles e fui muito bem atendido. A Rafaela me passou todas as informações necessárias. Os animais viajarão em caixas especiais com marca e tipo exigidas pelo Ministério da Agricultura.



Filhos

Esse é um caso crucial, nossos filhos. Eles hoje tem nove anos porém quando chegarmos a Québec deverão está com seus onze pra doze anos, idade de entrada nas Écoles secondaire. Isso é muito importante, antes de chegar programe-se para viajar entre abril e maio, esse período sem neve e você terá tempo para alugar um novo lar caso não se agrade do já escolhido quando ainda estavas no Brasil. Os apartamentos e casas abrem "período de contratação" em 1º de julho, portanto terás tempo para isso. No caso das escolas é fundamental iniciar contato com a Commission scolaire des premières-seigneuries, essa comissão é responsável por toda a vida escolar dos nossos filhos, eles farão todo procedimento de acolhimento inicial para a inclusão dos nossos filhos nas escolas do Québec.




Claro que tudo isso não será possível se você não realizar um "doutorado" de pesquisa no site oficial de imigração, faça uma avaliação online, se estiveres apto corra com o processo, caso não estejas pesquise o que está faltando e corra com o processo.


Nos vemos no Québec!

2 comentários:

  1. Mantenha-se focado na meta que ela não se perderá de vista, ainda não abracei a ideia. Mas um amigo indo, me falando das impressões, eu talvez me interesse um pouco mais. Que tudo dê certo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo. Tem certeza que eu não serei o único do nosso meio que ficará por lá.

      Excluir