Queremos mais!

Queremos mais!
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. (Fernando Pessoa)

terça-feira, 28 de abril de 2015

Plan B?

Olá caros amigos!

Sim, ainda estamos falando de imigração, sim ainda estamos falando da primeira fase desse longo e árduo processo para ir embora viver lá no Québec. Ainda estamos estudando para refazer o TCFQ, ainda estamos finalizando a documentação para quem sabe enviar o pedido ainda esse ano. Você deve está se questionando devido ao "quem sabe enviar ainda esse ano", pois é, corremos o sério risco de quando estivermos com o TCFQ em mãos o processo já tenha sido encerrado pela quantidade de pedidos alcançados.

Mas, como todo brasileiro só desiste quando acaba de verdade, como nós temos uma impressionante capacidade de se adaptar ao sistema nocivo, eis que surge uma nova possibilidade, eis que durante uma valiosa conversa com um casal de amigos, surge uma nova ideia, surge um novo caminho. Não, não deixaremos de ir para o Québec, nada mudará, apenas estou reanalisando a possibilidade de irmos por outro processo.

Ele é mais rápido, menos cansativo, porém muito mais caro, infinitamente mais arriscado, calma gente não estamos falando de travessia ilegal não, refiro-me ao Programme de l’Expérience Québécoise, ou simplesmente o PEQ. Vocês já devem ter lido algo por ai à respeito, mas esse programa realmente tão mais simples assim? Vamos destrinchá-lo melhor.

Programme de l’Expérience Québécoise - PEQ






O que é?

Programa criado pelo governo desde 2010, visa agilizar o processo de recebimento do CSQ (Certificado de Seleção do Québec) baseado numa experiência já adquirida na província.

Qual essa "tal experiência" que vale?

Você pode adquirir a "experiência" aceitável através de estudo ou trabalho.

PEQ através de estudo

O que estudar para se aplicar ao PEQ?

É necessário a conclusão de um curso nas instituições de ensino reconhecida pelo governo do Québec, consulta a lista clicando aqui.

Que tipo de curso são esses?


Poderás seguir essas opções:


- DEP (Diplôme d’études professionnelles) de 1800 horas de formação ou mais

- DEP seguido de um ASP (Attestation de spécialisation professionnelle), cuja carga horária somada alcance 1800 horas de formação ou

- DEC (Diplôme d’études collégiales) em uma formação técnica ou ainda

- Graduação tradicional, mestrado ou doutorado

PEQ através de trabalho

Nesse caso você terá que ter trabalhado 12 meses no Québec para depois aplicar. Acontece isso por exemplo nas missões de recrutamento, onde o selecionado fica 1 ano com o visto de trabalho, depois poderá aplicar ao PEQ.

Bom gente, em resumo é isso, vimos novas trilhas que nos leva ao mesmo destinos, essa é apenas mais uma para tentarmos traçar, seja pelo PEQ ou pelo método tradicional iremos em busca do nosso sonho!





Nenhum comentário:

Postar um comentário