Queremos mais!

Queremos mais!
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. (Fernando Pessoa)

domingo, 15 de março de 2015

TCFQ - Teste amanhã

Caros amigos, chegou a hora, o TCFQ será amanhã!

Confesso que quando recebi o email de confirmação no exame para o dia 16 às 9h deu aquele frio na barriga, uma espécie de "agora é pra valer", agora é chegar lá fazer e esperar, esperar e esperar longos trinta a quarenta dias para receber o receber o resultado.

Minha expectativa

Obter B2 nas duas provas (Compreensão Oral e Expressão Oral).

E se...

Se eu tirar B2 apenas em uma das provas ótimo! Eu posso enviar o pedido pois teria pontos para ir para entrevista e galgar três dos seis pontos possíveis durante a análise da adaptabilidade, mas isso é o plano B, o plano A, o objetivo é o B2 nas duas, é chegar aos sessenta e cinco pontos e esperar o CSQ em casa. Mas amanhã será o dia, o grande dia, dia que me preparei durante onze meses, foram várias e várias horas de estudo, é hora de juntar o que o Marcelo e a Glória me ensinaram, é hora de adicionar tudo que eu fui buscar nos livros, nos vídeos, nos simulados, nas gramáticas, nos áudios, juntar tudo isso e responder bem aquelas três perguntas. Três perguntas? Exatamente, agora são "apenas" três perguntas, que tentarei expor exemplos de como funciona.


Pergunta 1 

Présentez-vous!

Nessa pergunta você terá que relatar quem é você, o que você faz, com quem você vive, o que você gosta de fazer nos finais de semana, será analisado seu vocabulário inicial, dias da semana, horas, números e noção de tempo verbal.

Pergunta 2

Vous êtes nouveau arrivant dans le pays et vous devez ouvrir un compte bancaire (vous posez les questions) 

Nessa parte da prova você terá dois minutos para se preparar para os três minutos de interpretação juntos ao examinador. Nessa hora você terá que expor seus conhecimentos de tempos verbais apurados, Present, Passé Composé e Imparfait são cruciais, sem eles será quase impossível se sair bem nessa fase.

Pergunta 3

Quelle est la principale source de pollution dans votre ville et que feriez-vous pour la diminuer?

A última pergunta é aquela que você imagina que quatro minutos tornam-se quatro anos, você terá que falar durante esse período de duzentos e quarenta segundos de um tema que muitas vezes você não saberia responder nem em português.

Mas é isso aí minha auto-análise: não estou preparado para chegar lá e tirar um B2+ aquele que você sabe que vai tirar, estou indo na vontade, na coragem, precisaria estudar um pouco mais os verbos no futuro, mas é o que tenho, e vai ser assim, colocar a faca nos dentes, e encarar o examinador e quem sabe depois de trinta dias escrever outra postagem comemorando o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário